sábado, 10 de abril de 2010

Desejo, necessidade, vontade.

Aqui em Montréal pra comer cultura a gente tem a bela opção que é o Accès Montréal Card. Pra fazer o cartãozinho você paga a módica quantia de 6$ e durante um ano você pode ter descontos e ingressos gratuitos na maior parte dos equipamentos culturais da cidade.

Eu mesma vivo dando um bordejo aqui na casa de cultura da esquina. Frequentamos teatro, show de jazz, rock, exposições... tudo, mas tudinho mesmo de graça! E de qualidade, claro.

O Accès Montréal é o que um amigo querido daqui costuma chamar de "vale-night".

Lá no Brasi, nossa terrinha de origem, a Comissão de Educação e Cultura está terminando de aprovar o Vale-Cultura.

O Vale-Cultura de 50 reais será dado mensalmente à todo trabalhador com carteira assinada e que ganhe até 5 salários mínimos por mês. O vale, claro, só poderá ser usado em atividades culturais (teatro, cinema, shows, etc) e será um incentivo pra tantos que nunca entraram numa sala de cinema, num museu ou assistiram uma apresentação de dança.

Prestenção: o post não é político, ok?! Mas não pude deixar de ressaltar, admirar e compartilhar aqui com vocês a iniciativa.

Sobretudo porque sei na pele o que a arte pode fazer por nós.

Se aqui no Canadá a gente fica que nem bobo achando tudo maravilhoso, perfeito, organizado (apesar da corrupção que também rola solta), ou seja, exercendo profundamente nosso olhar colonizado, por que não admitirmos que projetos como esse no Brasil fazem toda diferença também?

Iniciativas desse tipo são bem vindas em qualquer lugar, aqui e acolá.



E porque a gente não é bobo nem nada :

8 comentários:

Anônimo disse...

Menina, sabe que eu me cadatrei uma vez nesse Acces Montréal , e nunc aconsewgui receber a carteira?
Liguei, reclamei trocentas vezes, diziam que iam mandar outra, mas nada... como eu usei a provisoria o suficiente para cobrir a taxa que eu tinha pago, nem stressei muito.
ah, obrigada pela visita ao blog pelo comentário e pelo elogio.
Acho que esse foi o elogio mais conciso e melhor que ja recebemos!! Ah, nao tem problema ter replicado no facebook nao, o unico problema é que nao consegui ver :(
bjocas
Erika

Anônimo disse...

Entao Gabriela, o unico "senao" é que eu nao tenho "feissebuque".
Mas a filhota tem, vou falar pra ela te add, ai ela me mostra, pode ser assim??

Cinemusique disse...

Erika, nossa cartão definitivo tb demorou pra chegar, mas chegou! Enquanto isso fizemos como vc, usamos o provisório.
De qq maneira tem lugares que eles nem pedem o cartão, a gente pega o ingresso e ponto.
beijos!
Já add sua filhota!

Juliana disse...

Oi Gabriela!

Estava no IACS entre 2001 e 2004... fazia cinema (tranquei no fim das contas)... provavelmente nos cruzamos por lá!

Adoro Niterói!! A única coisa que eu realmente detestava era o calor... hehehe

Bjs!

Cinemusique disse...

Oi Juliana,

então não se preocupe que assim que chegar em Montréal estará definitivamente livre dele!

:o)

merciquebec disse...

olá gabriela! ótimas dicas...blog nos meu favoritos djá. merci. bjoka boa semana=0) elen

Vanessa e Muryllo disse...

Adorei a iniciativa! Só espero q o povo não de um jeito de vender o vale por dinheiro. Como fazem com vale alimentação hehe.

Batone disse...

muito informativo esse post, meu benzinho. adorei o vídeo, emocinante!