quarta-feira, 17 de março de 2010

Estudar ou Trabalhar?

Recebi cartas de alguns dos nossos queridos telespectadores com dúvidas sobre cursos, universidades e escolhas a fazer com relação ao estudo aqui no Québec. As dúvidas vão desde cursos do Cégep, técnico e profissional, até o 3º ciclo, ou seja, doutorado.

Vamos começar, meu amigo, minha amiga retirante, com a seguinte premissa: você precisa saber onde quer chegar. Como dizia o poeta: "comece com o objetivo em mente" (ok, não é poeta, é um autor de livro de auto-ajuda que uma amiga vive citando e, de tanto citar, virou poesia).

As experiências e desdobramentos por aqui são os mais diversos. Vai do empenho, do conhecimento da língua, de estar no lugar certo na hora certa. Até aí nada de muita novidade.

Minha equipe de produção foi às ruas e perguntou ao povo "qual foi o caminho percorrido até chegar no trabalho desejado?" (sim, porque tem a opção do trabalho não desejado, que serve pra pagar as contas, treinar seu francês, fazer amigos, ou até mesmo inimigos. Tudo muito proveitoso se você consegue ver o lado positivo das coisas. E outra coisa né gente: o trabalho dignifica o homem!).

E atenção, o nosso vox populi indica que muitos passaram a ter mais respostas ao envio de currículos depois que fizeram um curso aqui. ÓÓÓÓ!!! Clap, clap, clap!



Mesmo quem tinha experiência, boa formação e classe sentiu uma leve mudança quando incluiu no currículo um cursinho québecois.

Isso não é regra, claro, mas pode ser um bom começo pra sua vida no lado norte e uma boa forma de integração na língua, nos termos técnicos de sua profissão e até mesmo com os québécois.

E sem contar que, muitas vezes, do curso você já pode engatar direto no trabalho... Tenho um amigo querido que foi um aluno tão dedicado e empenhado que acabou sendo indicado pelo próprio professor do curso para a empresa que ele tanto queria, é menina! (Não estou fofocando, Ok? Só comentando com você.).

Há também a opção de estudar e trabalhar, principalmente pra quem está estudando em tempo parcial e quer levantar mais uma graninha e/ou experiência. Fato é que estudar não faz mal à ninguém e se você optou por esse caminho mergulhe fundo nele, quer dizer, estude. O resultado vai vir naturalmente. Quem viver verá!

Ok, mas vocês vão me dizer, e com razão, que uma coisa que embola o meio de campo pra quem está no processo de mudança e pesquisa é que quando se está no Brasil há tanta coisa pra resolver, cartas e formulários pra enviar, trabalhos pra terminar, que a gente passa longe dessa pesquisa de cursos daqui.

Bom, se algum telespectador se encontra na mesma situação que ficou a amiga aqui, vai aparecer aí no canto inferior do seu vídeo os sites com as informações básicas que vão te ajudar a iniciar a sua pesquisa. (Solta aí Cezinha).

Então, boa escolha e até o próximo programa!
Tchau!

------

Cursos de Cégeps (formação profissional ou técnica): http://inforoutefpt.org/

Atenção aos tipos de cursos! O AEC é mais curto e serve como um complemento de alguma ferramenta que está faltando pra você, por exemplo, você é designer e falta um software essencial pra que você possa se colocar no mercado, aí você faz o AEC.
O DEC é mais longo, quase um equivalente de uma graduação e em geral é escolhido pelos que estão mudando de área profissional, mas não é regra, pois você pode fazer um DEC da mesma área de formação no Brasil. Já viu, né? Regras por aqui não existem, mas sim objetivos!)

Universidades em francês: UdeM, UQaM

Universidades em inglês: McGill, Concordia

Prêt et Bourse do governo (com ele você paga a faculdade e recebe uma bolsa de estudos enquanto estiver estudando. Depois de formado você só precisa reembolsar o empréstimo, ou seja, o prêt).

Nenhum comentário: