quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1º dia de aula


Hoje foi meu primeira dia de aula no mestrado em cinema, da Universidade de Montréal (UdeM). Na ída, no metrô, pensava que se passaram exatos 10 anos desde a minha última primeira vez na universidade, quando comecei a estudar na UFF (RJ), no ano 2000.

10 anos se passaram mas a sensação é a mesma, quer dizer, um pouquinho mais apurada.
Há 10 anos começar a estudar na UFF simbolizava começar a vida adulta (e isso quando a gente tem só 20 anos), as expectativas eram infinitas, como agora. Hoje, já inaugurada na vida adulta, a sensação não é de tanta novidade com o ambiente acadêmico, mas sim de renovação, reciclagem. É como poder sentir de novo aquele gostinho de "sou nova no assunto, preciso estudar isso à fundo", que dá uma inflada no peito e uma crença de que tudo é possível desde que a gente coloque esse tudo no meio do caminho da gente.

O metrô estava cheio de alunos da UdeM, cada um concentradinho em sua leitura, seja de jornal, livro, caderno de anotações ou revista. Reparei e os assuntos lidos entre os 6 jovens que estavam ao meu redor eram diversos. Eu era a única que estava com o jornal nas mãos mas não conseguia ler, pois ainda fico enrolada com tanto cachecol, luvas e toucas... (detalhes: todos estes jovens estavam de pé no metrô lotado! Um dia chego lá!).

Pra variar me perdi, pois o campus é imenso e o frio não ajuda em nada na agilidade. Cheguei na hora mas de tanto me perder só consegui achar minha sala às 8h45, sendo que a aula começava 8h30. O pior: a sala tava vazia! E pra todo mundo que perguntava "cadê o povo?", só ouvia "desolé...". Aí resolvi ir até o departamento de cinema pra ver se uma boa alma me dava alguma explicação. Pra chegar lá foi meia hora! Peguei uns túneis, várias informações desencontradas e, quando estava quase desistinho, eis que achei a secretaria do curso. Com a maior serenidade do mundo a mocinha informou: "a aula é na sala aí da frente...". Já era 9h15, eu estava super atrasada mas ela disse que eu podia entrar mesmo assim. Entrei e, claro, a aula parou. Eu pedi mil desolés até que a própria coordenadora se desculpou pela mudança repentina de sala. Tudo certo no final.

Acho que voltar à Universidade será sempre como voltar aos velhos tempos, onde os tempos vindouros parecem sempre promissores. Bom é acumular tantos bons velhos tempos... Essa temporada promete!

11 comentários:

Unknown disse...

material todo novo neh? eu adorava essa parte. tudo novinho..rs
beijos!!
ap
ps: a palavra de confirmação deste comentario que aparece abaixo é: "stuctise"..eu hein!

Vanessa Pessoa disse...

amie!!! fiquei rindo sozinha imaginando seu jeito todo atrapalhado dizendo desolé a cada segundo... fofa! bonne chance! (assim se escreve?rsrs)

Giselle disse...

Hum... tb fui aluna da UFF, lembro bem dos meus primeiros dias de aulas no Gragoatá, faz menos q 10 anos, mas parece que tem tanto tempo... Bons tempos! Na verdade adoro a sensaçao de ser estudante universitária.heheheAlém de ser um ambiente que me faz bem.
Boa sorte!
Bjs!
Giselle

Camila disse...

Ebbbbaaaaa!!!!! Começaram as aulas!!! E aí? Teve dificuldade pra entender o que se dizia em sala de aula?

Me lembro de, no meu primeiro trimestre (como se fizesse muito tempo. Estou só no segundo trimestre eheheh), ter entendido tudo o que os professores diziam (claro que uma palavra ou outra escapava), mas me dava um frio (um gelo, na verdade) na barriga toda vez que tinha de falar na frente de todo mundo, mas tudo bem. Perder essa vergonha de falar "nós vai" é parte do aprendizado.

Beijo grande e boa sorte!

Unknown disse...

Moi aussi il m'est arrivée la même chose aujourd'hui. Cheguei 10 minutos antes en frente da sala (6e étage) et il y avait un papier qui disait le cours se donnera au 4e étage de la bibliothèque (no me lembrei do nome) à la salle des livres rares. Eu achava que era no cuarto andar desse edificio. Mais j'ai fait le tour de l'étage, j'ai demandé à des personnes de chaque classe et ce n'était jamais le bon cours. Voltei pra ver o papel. Anotei a livreria, parce que quand je demandais aux personne, je ne me rappelais plus que c'était à la librairie. Eu fui perguntar pra uma otra persoa porque eu nao sabia onde que estava essa livraria. Era num otro edificio que nao era do lado meu. J'ai couru pour me rendre à la bibliothèque et là je devais demander pù était la section des livres rare. Eu chegeui acho 15-20 minutos atrasado tb.

qué beleza o primero dia numa nova universidade!

Cinemusique disse...

Ana Poli, não comprei nenhum caderninho ainda! Vou correr no Dollarama pra comprar as coisinhas!

Amie, desolé é pouco! Haja tchauzinho pra distribuir... miss campus... hihi...

Giselle, vc estudou o quê na UFF? No ano 2000 eu fiz farmácia e a partir de 2001 tomei tenência e mudei pra Produção Cultural... ou seja, circulei um bocado, do Valonguinho ao ICHF!

Camila, saí com uma baita dor de cabeça!! É muita concentração! Ave maria! Tô com medo dos trabalhos... mas um dia isso passa!

Amé!! Vc fez falta lá! O seu departamento é na frente do meu. Vai ser uma alegria cruzar com vc pelos corredores!

Júlia disse...

ah, os começos... sempre enchem nossas cabeçinhas de sonhos e possibilidades x). sou mais fã ainda dos recomeços, quando a gente vê quanto cresceu, quanto mudou...
tudo de bom aí na udem

;***

ps: é Júlia, do Festival de Cinema Brazuca...

Renata Montechiare disse...

gabi! tava louca de curiosidade pra saber como foi!
Quanta animação! vai ser otimo! Me senti assim tb quando entrei no mestrado: voltando à aulas! A vida tem outro tempo na universidade. Aproveite! É uma ralação gostosa, sem aquele emburrecimento do trabalho cotidiano massante. É otimo! Incentivo muito!
bj re

Cinemusique disse...

Hey Julia,
a gente tá sempre mesmo recomeçando... acho que é esse o gostinho bom da vida!

Renata, minha flor, é exatamente isso, curtir um novo tempo. Tava precisando disso depois de tanto tempo só trabalhando sem me reciclar. Aliás, acho que todo mundo precisa e merece! Tomara que eu saba aproveitar bem. Obrigada pelo incentivo!

beijos!

Vanessa e Muryllo disse...

Tb tive essa sensação qdo voltei pra escola. É exatamente como vc descreveu! :D
Se der td certo Gabi, vou ser sua vizinha de escola, na HEC. Vou lá dia 27 ver todas as possibilidades e escolher um curso bem bacanoso. To empolgada tb! Acho q vou pegar todos os folders e trocar uma idéia com vc. Mas tem q ser pessoalmente pq é muuuita coisa hehe...a gente tem tantas opcoes q fica um pouco perdido né..
T'en fais pas, ça va bien aller!! Bisoux

Ps. a palavra de confirmacao pra esse comentario é interessante tb, veja: psyce

Cinemusique disse...

Hey Van,
sempre lembro de vc quando vejo a placa do HEC!
Bora lá!!!
Vai largar o AEC?
beijo!!!