quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que te aconteceu, menina ?!

Depois de meses de congelamento blogático botei os dedinhos pra funcionar e vim aqui dizer aos meus leitores inexistentes e imaginários que nesse meio tempo:

- o Rio de Janeiro já deslizou sob meus pés;
- A água salgada e gelada de Búzios já banhou meu corpinho;
- A feijoada já passou pela minha barriga;
- O brigadeiro, a água de côco e os docinhos de festa brasucas também;
- O bebê que tá na minha barriga mostrou na ultra que é uma menina e que a florzinha se chama Clara;
- Os quilogramas já se instalaram no meu sistema em número inesperado e agora aguardam a amamentação para partir;
- Uma sessão de outono na faculdade já começou e já terminou;
- Algumas sessões de desmaio também ocorreram no metrô calorento anti-grávidas de Montreal;
- Tive a honra de ser transportada pela famosa ambulância do emergência 911;
- O calorzão passou e a neve já tá caindo (iupe!);
- Já é Natal na Leader Magazine;
- Fui assistir o Cirque du Soleil e quase minha bolsa estourou com o susto que levei quando a acrobata deslizou o passo bem na hora do salto mortal de costas e pro alto... ave!
- O Ano Novo taí e de novo me surpreendo com a abstração chamada Tempo;
- A bolsa ainda não estourou!!!

E, então... sigamos!!!


domingo, 18 de julho de 2010

Efeito Rivotril

Só grávida e morando longe pra saber o valor de uma paçoca.
Acabo de comer as últimas 3 paçocas do pote trazido pela amiga que já partiu. Foi um momento solene, 1h e 30 min depois do almoço, faltando 30 min pra dar de novo a fome negra da grávida que come de 2h em 2h, mandei 3 paçoquitas e senti aquele efeitinho Rivotril, sabe? Hummm... oh...

A última vez que eu senti esse efeito foi dia 15 de setembro de 2009, na viagem Rio-Montréal. A viagem era longa, dia de imigração, e pedi pra mami um rivotrilzinho pra ver se eu dormia no voo. Ela disse "que nada, leva essa caixa aqui ó.". Eu trouxe a caixa, mas até hoje só um foi tomado. O suficiente pra eu achar o voo da Air Canada deslumbrante, adorei aquelas luzez que mudavam de cor, amarelo, azul, vermelho, verde, laranja... cada hora a luz do avião era diferente... sensacional o engenheiro de voo que desenvolveu essa idéia. Só achei estranho porque marido disse que a luz era uma só: branca. Enfim.

Mas voltando pro efeito Rivotril, ficar grávida e longe das guloseimas da terra é uma tortura. Todo dia tenho um desejo que não é e nem pode ser realizado. Alguém pode dimensionar o que é querer uma esfirra de queijo do árabe do Largo do Machado e não poder ir lá buscar? Ou um pão com manteiga clássico das padarias de Niterói que dão a torto e à direita em cada esquina daquela cidade e ter que se contentar com um pão de forma? Ou pior, sonhar com o biscoito Globo de Ipanema e lembrar que o globo terrestre é muito grande e que a praia fica a alguns mil kilometros daqui?

Sim, não é fácil. Se aquela estória de que quando a grávida não realiza seu desejo o filho nasce com cara de desejo não realizado, o pimpolho vai ser uma mescla de cara de farinha láctea, biscoito globo, esfirra e tapioca. Hum... vou morder ele! nhac, nhac!

Agora tô aqui contando os dias pra minha viagem ao Brasil que vai ser sem dúvida uma das melhores viagens culinárias da minha vida! Tô fazendo a agenda de acordo com as prioridades estomacais...

E nada de tarja preta ou censura, bora comer!!! Iupi!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chuva, suor e brotueja

Quando a gente fala "tô de mudança pro Canadá" é normalíssimo ouvir "vai fazer o quê lá menina? é frio o ano todo, menos 40!"... aí lá no seu íntimo de pessoa que tá querendo uma experiência nova, aprender línguas, estudar fora, enfim, ver qual é pra lá do acolá, você se diz: "ah, tudo bem, se os canadenses conseguem eu também consego!" (licença poética).



Aí eu chego, é setembro, fim de verão. A gente anda de camiseta pra lá e pra cá, sua à beça (mesmo) indo atrás das coisas pra montar a nova casa, no máximo uma jaquetinha e já tá ótimo quando bate aquela brisa da noite. Fim de setembro, início de outubro bate a brisa fria, é outono. Pra recém chegado do Rio dói mesmo na alma. Aí os que estão aqui há mais tempo começam com as ameaças "ih, você não viu nada...", ou "frio? que frio?", e você lá com aquela carinha de tacho toda trêmula.

E o tal frio de verdade, esse sim, chega mesmo, e o pico do frio nesse inverno de 2009/10 foi de -19 graus (viu, gente? não é nada -40!). Esse dói mesmo.

Ok, eu acredito no inverno. Especialmente o inverno do Canadá, que assusta muita gente que nunca nem sentiu na pele. Mas acreditar no verão do Canadá? Rôrôrôrô!...


Pois é, eu também não acreditava. E mesmo com a sensação térmica de 44 graus que tivemos ontem, ainda tem gente que não acredita e pergunta "e aí, tá frio aí?". Não cara pálida. É verão, V-E-R-Ã-O, l'été, summer... E não tem essa de não acreditar que o calor daqui é quente, porque calor é calor em qualquer lugar do mundo, basta estar quente.

Agora vem o plus: e se você estivesse nesse calorzão de fritar ovo na areia e seu coraçãozinho ao invés de bater a 70 por minuto, que é o normal do ser humano em repouso, ficasse batendo constantemente a 100, como se você estivesse numa caminhada no calçadão de Ipanema? O calor aumenta né? Pois é, é assim com as grávidas, que por terem 50% a mais de sangue circulando na fábrica por conta da demanda do produto, estão sempre aceleradas (por dentro, porque por fora é uma moleza só.) e portanto sentindo mais calor. Ó céus! Essa sou eu! Ou melhor, esse ovo frito na areia sou eu!


(e esses aí de roupa devem ser os gringos!)


Bom, ao menos a idéia do meu filhote nascer no inverno já tem me agradado bem mais... neve, Natal, jingle bells, soam os sinos para o pequenino... hum... que bela paisagem! Assim o pimpolho não vai sair da minha barriga quentinha pra cair direto num lugar quentão que é o verão montrealense!
A meta agora é que o baby esteja livre das brotoejas no próximo verão! Fora brotuejas! E viva o ar condicionado! (que eu nem tenho, haha!)



p.s.: Ah! O "chuva" do título é pra ver se atrai mesmo...

sábado, 26 de junho de 2010

URGENTE!!!

Gente, é Urgente!

Alguém que mora aqui em Montréal sabe me dizer onde encontro Farinha Lactea Nestle?

É que tô com um desejo grávido vital... quem tiver a dica, agradeço!

(Ai, que vontade!... aquela papinha de farinha lactea, hummmm...)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Coisa de mulherzinha

Meninas amigas de Montréal, criei meu site bazar, o La Mini Jupe.

Clique em "Lojinha" para ver os produtos.

Quem se interessar por algo é só escrever para laminijupe@gmail.com

bjs!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O cinema de Québec


Dica pra quem está no Brasil e quer conhecer o cinema do Québec: a Cinemateca Brasileira está com uma programação especial de filmes daqui. A mostra vai de 24 de junho a 4 de julho. São filmes da década de 60, 70 e anos 2000. Haverá também debates com os cineastas canadenses. Uma boa oportunidade pra ir se integrando a respeito da cultura do Québec.

A programação completa aqui.

p.s. amigo: valeu a dica, Grota! Beijos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

No clima da copa!

Propaganda perfeita! AMEI!
Já esquentando pra Copa!
Quem tá no Brasil já deve ter visto, mas para os compatriotas canadenses, aí vai:



Hahahah! A hora do sambinha é ótima!