quinta-feira, 5 de março de 2009

fel

Demora né? mas ao mesmo tempo também passa rápido...
Enquanto isso vamos com a fofa da Josée Madore, nossa tutora do curso do Fel, antecipando um pouquinho do que será. Ela é super eficiente, quando a gente manda os exercícios orais ela responde com os comentários já no mesmo dia. Super ágil! Que nem o tempo!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

accusé de réception

Chegou a carta do consulado confirmando o recebimento dos documentos...

Nem acredito!


:o)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bnegão

Ah, uma música que vem muito a calhar! Se puderem escutem (fico falando no plural achando que tem um monte de gente lendo... haha, meus amigos imaginários!), ela é boa pra quem está nesse compasso de espera e também pra toda a vida.

É do nosso querido Bnegão, que aliás me disse que a parte preferida dele no Canadá é o Québec, nas palavras dele "o Canadá é classe" e "Montréal é responsa total", nada mal heim!

O Processo
Composição: (Letra: Bnegão/ Música: Kalunga, Pedrão, Muzak, Pedro Garcia e Bnegão)

Esse som é sobre a ciência da persistência versus a preguiça e a descrença
Paciência é a sapiência do espírito
Viver no presente é a base, a chave para seguir bem na viagem
Evita o desgaste desnessessário durante o seu intinerário no planeta
Esse som é sobre o processo

O PROCESSO É LENTO

Rápido se monta uma moradia precária
Lento se constrói uma casa segura
Rápido a tv te entope de banalidades
Lento uma leitura certeira te dá um levante
Rápido se faz uma pixação
Lento se faz um grafite bem feito
Rápido uma moto se espatifa contra uma parede
Lento uma goteira contínua consegue perfurar a mais compacta pedra

O processo é lento (não tô dizendo que é fácil…)
O processo é lento Tem que trabalhar, trabalhar feito um operário (só que sem horário)
O processo é lento
O desapego do resultado é importante
O processo é lento
O caminhar contínuo nessa vibe deve ser o modus operandi

Rápido se faz um aterro pra cobrir o mar
Lento o mar retoma de vez o seu lugar
Rápido se derruba uma árvore secular
Lento desenvolve-se uma planta curativa
Rápido a violência tenta se justificar
Lento se percebe aonde tudo isso vai chegar
Rápido o mundo acelera sua degradação
Lento, o novo pensamento vai dando sinais sutis da sua existência

Processo de justiça: lento
educação: lento
Processo é lento de informação (lento)
Percepção: lento
Aprendizado:lento
Processo é lento de evolução (lento)

Processo quase eterno de repetição, irmão
É por isso que eu digo, leva fé
A parada é essa, não tem outra
O negócio é seguir no melhor estilo conta-gotas
¨Numa relax, numa tranquila, numa boa”
Dentro das possibilidades, procurar a melhor opção

O processo é lento
Realidade não é sempre o que parece
O processo é lento
Aceitação e compreensão da situação baixa consideravelmente a taxa de stress
O processo é lento
Só segue quem se fortalece
Pega a responsa pra si, e é isso aí
O processo é lento
Sem ficar de guerri-guerri, sem ficar de ti-ti-ti
O processo é lento
Porque o processo é lento, mas é assim que a gente vai pra frente, cumpadi
O processo é lento
Procurando uma melhoria, um futuro um pouco mais descente
O processo é lento
É, o processo é lento, mas tamo nessa
Tá junto, tá junto.

etapa federal e outras coisas boas

No dia 07/01 postamos o envelope com os documentos da etapa federal. Yhu! Imigrar exige organização, paciência e perseverança, que começa justo na junção de todos esses documentos.

Seguinto a cartilha do beabá dos blogs imigrantes, segue abaixo a lista de tudo que foi dentro do envelope do nosso trousse de demande de visa de résident permanent.

Pra quem ainda tem dúvida:

- Demande de résidence permanente au Canada (preenchido pelo req. principal);

- Annexe 1: Antécédents/Déclaration (preenchido pelos dois);

- Renseignements additionnels sur la famille (preenchido pelos dois);

- Annexe 5: Déclaration d`intention de résider au Québec (preenchido pelo req. principal);

- Certificat de seléction du Québec (dos dois);

- Cópia do passaporte do requerente principal e do cônjuge;

- Cópia de certidão de nascimento do requerente principal e do cônjuge;

- Cópia da Declaração de União Estável (Conjoint de fait);

- Cópia da carteira de identidade do requerente principal e do cônjuge;

- 6 fotos (3,5 x 4,5) do requerente principal e do cônjuge;

- Certidões de Antecedentes Criminais emitidas pelo Estado;

- Certidões de Distribuição, Ações e Execuções de Natureza: Cíveis, Criminais, Execuções Fiscais e Juizados Especiais;

- Certidões de Antecedentes Criminais da Polícia Federal;

- Comprovante de pagamento das taxas

Quanta coisa né?

Bom, e pra sair da rotina porque nem tudo de bom nessa vida diz respeito à imigração: vocês sabiam que o fotógrafo dos filmes do Almodóvar é um brasileiro? Sim! Chama-se Affonso Beato, o cara é bom mesmo. Aquela atmosfera colorida e quente do Almodóvar vem dele... legal né?

Ele começou a carreira na década de 60, com "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" do Glauber, e depois saiu pipocando por aí com filmes como "Tudo sobre minha mãe" do Almodóvar, "A Rainha" de Stephen Frears, "Água Negra" de Walter Salles, e por aí foi...

Agora ele volta ao Brasil pra fotografar a nova mini da globo, "Maysa", que tem mesmo estética de filme... e não por acaso, já que em breve estará também na telona.

Agora uma dica pra quem gosta do Michel Gondry (de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", "Sonhando Acordado" e "Rebobine por favor"): pra quem não sabe, antes de fazer esses três longas supperbes ele dirigiu os clipes mais legais que já vimos do Paul McCartney, Chemical Brothers, Björk, Withe Stripes e outros. E nesse fim de semana, na MTV, vai ser exibido uma videografia do Michel, no sábado (10/01), 22:30 e reprise no domingo (11/01), 17:30.

Nous ne pouvons pas perdre!

bisous

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Merci Mme Judith!

Segunda, dia 15/12, foi nossa entrevista e deu tudo certinho! Estamos très contents, mas o que nos alegrou ainda mais foi conhecer a Mme Judith.

Na sala de espera, passava um vídeo que nos deixou mais tensos, era uma apresentação musical acompanhada de números acrobáticos esquisitos, alguns tolinhos, outros que exigiam muita concentração e equilíbrio, justamente o que precisaríamos no momento da entrevista.

:o)

Chegamos bem cedinho: 13:20, e nossa entrevista estava marcada para 14:30. Optamos por um café em frente ao prédio, num lugar chamado "Garfus". Lá chegou o M. Benoit, que havia dado a palestra aqui no Rio. Claro que ele não lembrou da gente, apesar das inúmeras perguntas que fizemos no dia. Ele sentou sozinho, falava sozinho e cochilou sozinho... tadinho, a cabeça como um pêndulo balançava pra lá e pra cá, e ele profundamente dormia em plena Av. Berrini, no belo Morumbi. Curioso...

Bom, Mme Judith nos recebeu como uma parente próxima, uma espécie de tia, daquelas que a gente passa o ano todo sem ver mas quando encontra nas férias é como se sempre estivesse estado por perto, porque ela vem toda curiosa querendo saber das novidades. Conferiu os documentos e com um olhar atento a tudo que falávamos nos perguntou sobre nosso plan de vie. Até o momento em que se virou para o computador e disse que iria continuar a avaliação. Escreveu, escreveu... até que após um breve silêncio e concentração virou pra gente e nos felicitou por termos sido aceitos pelo Québec!

Aí não teve pra ninguém, Mme. Judith falou apaixonadamente do Québec, de Montréal, nos deu dicas importantes e por fim mostrou um contentamento sem igual quando o marido ofereceu-lhe seus últimos 2 discos. Disse que se interessava muito pelos artistas brasileiros e pediu pra ele "autografar". E a frase que ele escreveu e reproduzo aqui foi:

"Merci, Mme Judith Grenon, pour nous aider avec notre nouvelle vie!"

Vamos para a próxima etapa!

bisous

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Yhu!

Chegou ontem mas só vi hoje!

Ontem, dia 20 de novembro, dia de Zumbi, consciência negra, dia de sair por aí sem rumo, aproveitar o feriado e não checar email. Pegamos solzinho na praia de Itaquatiara, visitamos a família e encontramos os amigos.

Hoje, 21 de novembro, nada de feriado prolongado, hora de voltar ao trabalho e produzir os especiais de fim de ano e... mil emails pra checar!

E no meio do turbilhão, a notícia mais esperada: o email do bureau de quebec nos convocando para a entrevista em dezembro!

yhu!

Agora vamos nos preparar e torcer pro nosso francês sair que nem português!


:o)

Valeu Zumbi!

sábado, 9 de agosto de 2008

o dia que combina com o mês que combina com o ano que combina com toda a vida

Ontem foi dia 08/08/08. Até aí um dia aparentemente normal: trabalhei bastante e lembrei do dia 06/06/06, quando fiz 26 anos. É bom nascer num dia assim, que combina com o mês. Pode ser que eu combine com a vida.

Durante o dia pensava que aquele devia ser um dia especial, a China se anunciava para o mundo, eu me anunciava para meu novo emprego, os amigos se anunciavam para mim.

Eis que quando chegamos em casa quase meia noite, quando um dia era quase outro, o governo de Quebéc se anunciou para nós.

Hey, chegou a cartinha! Abrimos a porta e vimos que nosso caminho para Montréal foi oficialmente aberto!

Bom, a carta ficou meio pisoteada, pois o marido achou que era uma cartinha qualquer de banco e a puxou com o pé, já que ela emperrava a porta... Mas quando peguei e li meu nome precedido de Madamme... que beleza!

E que dia bom para isso!

Dia 08/08/08.

bisous