sábado, 6 de março de 2010

Bairros - Sugestão

Há 6 meses estamos em Montréal e tenho certeza que ainda vamos ter muitas surpresas em relação à cidade. Lembro que quando estávamos para nos mudar não tínhamos a menor referência de bairros pra morar. Confiamos no bom gosto de nossos amigos Vanessa e Muryllo e começamos à pesquisar ainda no Brasil apartamentos pelos arredores do bairro de Ahuntsic (mais precisamente pelos arredores do metrô Henri-Bourrassa que a gente não é bobo nem nada). Enfim, saiu tudo como planejamos e cá estamos ora pois pois.

Não sei qual é o bairro melhor ou pior da cidade, mais barato ou mais caro, só sei que aqui tá bão demais! Ahuntsic tem tudo que a gente precisa: meia quadra pro lado tem o metrô, duas pra frente tem biblioteca, a casa de cultura (com quintas de jazz!), parque, restaurante, SAQ... mais duas adiante e tem também o banco, a farmácia, cafés, lojinhas, floristas, igreja (falo do bazar minha gente, que é ótimo, mas quem quiser pra rezar ela também é ótima). Algumas quadras no sentido contrário tem amiguinhos da rua (Van e Mu, Paula e Boto, Mimi e Germain), supermercado e mais farmácia. Três quadras depois do metrô tem até um... rio! Que serve muito bem pra nos lembrar que estamos numa grande ilha. Enfim, tudo à 15 minutos do centro da cidade de metrô.

Bem, mas até aí nada além do mínimo que um bairro deve oferecer pra ser reconhecido como tal: serviços. Agora vem o tchan da coisa: o charme do bairro não está em ter esse comércio disponível, mas justamente no fato de ser um comércio tão peculiar, tão próprio, tão fofinho. As lojas conhecidas, os grandes magazines, estes não estão por aqui não. O que tem são lojinhas familiares, uma coisa meio Visconde de Mauá, meio cidade do interior, meio cenário de novela, sabe?

Resumindo, Ahuntsic, com esse nome esquisito e onomatopéico mesmo, é um condomínio de 23 km quadrados onde 125 mil moradores vivem como numa casinha de sapê. Quem tá em dúvida do que será que será pode começar a vida por aqui que não vai se arrepender. O clima de cidade do interior reina e a vida parece pura e nos eixos. Ahuntisic é meu Canadá, meu Canadazinho.

Numa manhã de sábado, Ahuntsic amanheceu assim:









Vou lançar uma campanha: "Fale do seu Bairro", estilo João Buracão. Pode falar bem ou mal, desde que fale a verdade! Ajuda muito quem está pra vir e não faz idéia de onde se instalar. E serve pra quem já tá aqui ficar mais por dentro de Montréal também!. Então, meu amigo, minha amiga, fale do seu bairro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb. adoro Ahuntsic, a rua Gouin acho que é minha rua residencial favorita em Montreal.
Ei somos quase vizinhas!!

Abraços
Erika

Daniel SKEFF disse...

Ainda não iniciamos o processo (eu e minha família, mulher e 2 filhas), apesar de estarmos adiantados no francês e em outros detalhes culturais. A cidade e bairros ainda são uma indecisão (Montreal, Ville de Québec, Gatineau), exatamente porque não há tantos comentários desse tipo. Apoiada a idéia. Vou postar em outros blogs que acompanho a referência para o seu post. Parabéns!!! Abraços...