sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chuva, suor e brotueja

Quando a gente fala "tô de mudança pro Canadá" é normalíssimo ouvir "vai fazer o quê lá menina? é frio o ano todo, menos 40!"... aí lá no seu íntimo de pessoa que tá querendo uma experiência nova, aprender línguas, estudar fora, enfim, ver qual é pra lá do acolá, você se diz: "ah, tudo bem, se os canadenses conseguem eu também consego!" (licença poética).



Aí eu chego, é setembro, fim de verão. A gente anda de camiseta pra lá e pra cá, sua à beça (mesmo) indo atrás das coisas pra montar a nova casa, no máximo uma jaquetinha e já tá ótimo quando bate aquela brisa da noite. Fim de setembro, início de outubro bate a brisa fria, é outono. Pra recém chegado do Rio dói mesmo na alma. Aí os que estão aqui há mais tempo começam com as ameaças "ih, você não viu nada...", ou "frio? que frio?", e você lá com aquela carinha de tacho toda trêmula.

E o tal frio de verdade, esse sim, chega mesmo, e o pico do frio nesse inverno de 2009/10 foi de -19 graus (viu, gente? não é nada -40!). Esse dói mesmo.

Ok, eu acredito no inverno. Especialmente o inverno do Canadá, que assusta muita gente que nunca nem sentiu na pele. Mas acreditar no verão do Canadá? Rôrôrôrô!...


Pois é, eu também não acreditava. E mesmo com a sensação térmica de 44 graus que tivemos ontem, ainda tem gente que não acredita e pergunta "e aí, tá frio aí?". Não cara pálida. É verão, V-E-R-Ã-O, l'été, summer... E não tem essa de não acreditar que o calor daqui é quente, porque calor é calor em qualquer lugar do mundo, basta estar quente.

Agora vem o plus: e se você estivesse nesse calorzão de fritar ovo na areia e seu coraçãozinho ao invés de bater a 70 por minuto, que é o normal do ser humano em repouso, ficasse batendo constantemente a 100, como se você estivesse numa caminhada no calçadão de Ipanema? O calor aumenta né? Pois é, é assim com as grávidas, que por terem 50% a mais de sangue circulando na fábrica por conta da demanda do produto, estão sempre aceleradas (por dentro, porque por fora é uma moleza só.) e portanto sentindo mais calor. Ó céus! Essa sou eu! Ou melhor, esse ovo frito na areia sou eu!


(e esses aí de roupa devem ser os gringos!)


Bom, ao menos a idéia do meu filhote nascer no inverno já tem me agradado bem mais... neve, Natal, jingle bells, soam os sinos para o pequenino... hum... que bela paisagem! Assim o pimpolho não vai sair da minha barriga quentinha pra cair direto num lugar quentão que é o verão montrealense!
A meta agora é que o baby esteja livre das brotoejas no próximo verão! Fora brotuejas! E viva o ar condicionado! (que eu nem tenho, haha!)



p.s.: Ah! O "chuva" do título é pra ver se atrai mesmo...

4 comentários:

Florence disse...

Ei Gabriela! É verdade! eu tb não imaginava que aqui tinha esse calor desse jeito! Cheguei a menos de um mês!
Pelo jeito seu post com o título Chuva realmente trouxe a bendita né?? Que chuvinha boa tivemos hj! Espero que refresque mais ainda ainda até amanhã!
Bom...uma dica: já que tb não tem ar cond. como nós...uma idéia é ir passar as tardes de calor na grande biblioteca! Lá é fresqeuiiinho e vc pode ficar estudando...entrar na internet..ler um bom livro...

Beijos e até mais!

Flor
http://pedroeflorencequebec.blogspot.com/

Cinemusique disse...

Pois é Flor, e que ch
uva ótima, heim! Agora sim refrescou! E eu que tinha acabado de comprar um ar pela internet quando a danada caiu... e viva a Lei de Murph! ao menos no próximo verão as brotoejas não vão aparecer...

A dica da Grande Biblio é excelente!

bjs

Júlia disse...

pois e, a galera nao se liga da amplitude termica..mas...
PARA TUDOOO!

filhote? vai ter filho canadense? nossa, arrasou

beeijo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.