sexta-feira, 10 de julho de 2009

mi casa, tu casa

"Outro dia, sentada no bar com amigos, ouvi dizer: ética é o melhor de si mesmo. ou algo assim. e fiquei com isto estalando por dentro. estou às voltas com a tal 'cooperação internacional', seja no trabalho, seja nas teias afetivas que me sustentam e alegram. e nesta torre de todas as cores e letras possíveis, há quatro termos sagrados: diversidade, paz, diálogo e tolerância. - antes de escrever sagrado, ia escrever 'bíblico', mas pensei que estaria deixando de lado as muitas possibilidades de fé, inclusive a fé matéria-bruta que é a fé no outro. aliás, aprendi um termo novo: plurinacional. e gosto deste porque plurinacional não nega a origem, conjuga hábitos comuns e aceita a diferença. eu tenho o verde-amarelismo um pouco desbotado. não por vergonha, negação ou rebeldia. é desbotado porque me permiti expandir, simplesmente. me permiti bagunçar cores, ritmos, palavras, jeitos, temperamentos. bagunçar não como quem visita, mas como quem faz parte. é bem diferente e é preciso comunhão entre quem dá e quem recebe. uma coisa é ser anfitrião, outra é ser hospitaleiro. alguns podem ter me visto imigrante, se fui, foi apenas sob uma condição: imigrante de mim mesma, porque não moro em mim faz tempo. mais que isso: não caibo. atravessar a rua pode ser perigoso e não é pelo outro parado suspeitamente na esquina. é por você mesmo - eticamente falando..."

Esse texto é da minha amiga Vanessa é o resultado de nossos papos sobre ir e vir de dentro e fora de nós mesmas. Ela, que já foi imigrante na Espanha, hoje está aqui pra me dar um abraço bem apertado quando chegar a minha hora.

Juntas chegamos à confabulações sobre o mundo e sobre nós que não cabem nem mesmo em nosso abraço.

Que bom é partir sabendo o lugar de origem...

beijos, minha amie!

3 comentários:

Vanessa Pessoa disse...

gabie, um beijo Cosmopolita procê...

Giselle disse...

Bela mensagem.

vidanovavilleduquebec disse...

Simplesmente Maravilhosa...
Fantastica...
Linda...
Ow...
GA,
vc tem mais uma fã
euzinha!
bons ventos soprem a você!
Darlene